Aniversariei - Site de aniversário

Independente da classe social, religião ou gostos pessoais, a maior parte dos brasileiros já cantou em algum momento da vida  os conhecidos versos da música “Parabéns a você”.

A versão brasileira do “Happy Birthday to You” popularizou-se no Brasil em 1942, graças a um concurso da Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

A letra, foi composta em apenas cinco minutos por Bertha Celeste Homem de Mello, filha única de um casal de fazendeiros, formada em farmácia, casada e mãe de uma filha.Na época a compositora tinha 40 anos de idade.

O júri encarregado da escolha era composto por três membros da Academia Brasileira de Letras que se encantaram com o versinho de Bertha Celeste, por dois motivos: tinha quatro linhas diferentes(a maioria dos compositores preferiu repetir a mesma frase quatro vezes) e era melhor até do que letra original…

Depois de tornar-se conhecida em todo o Brasil, Bertha doutorou-se em Letras , dedicando-se a poesia.

Faleceu em agosto de 1999, aos 97 anos, de pneumonia.

Bertha insistia para que as pessoas  cantassem direito. Quem canta – como muita gente faz – “Parabéns prá você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida”,está cometendo três erros (gravíssimos, garantia dona Bertha):na primeira linha, o certo é “Parabéns a você”.Na segunda, o correto é “nesta”, e não “nessa”.

E, na terceira, “muita felicidade” é singular e não plural.

Além disso, a parte do  “É pique-pique-pique, é hora,é hora, é hora” depois do “Parabéns a Você” não tem nada a ver nem com a melodia original, nem com dona Bertha.

Mais Imagens

Ajuda