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São Paulo (DINO)

A falta de tempo ainda é o principal motivo para o sedentarismo no Brasil. E esse número só cresce. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 47% da população brasileira acima dos 18 anos é sedentária, mesmo tempo, por ano, 300 mil pessoas morrem no Brasil por doenças associadas à inatividade física. E isso traz más consequências tanto para a saúde, com a probabilidade de desenvolver doenças como diabetes, doenças do coração e câncer; como para a qualidade de vida, refletindo em menos disposição para realizar tarefas simples, por exemplo. Tudo isso sem esquecer de como o sedentarismo pode afetar o rendimento no trabalho. 
Para mudar esse padrão, não há necessidade de começar a correr de um dia para o outro, ou se matricular em uma academia. Estudos mostram que mudanças simples de hábito podem trazer grandes benefícios à saúde, se feitas com regularidade. 
"A gente sabe que incorporar novos hábitos leva tempo, mas a pessoa precisa, em primeiro lugar, estar disposta à mudança. Depois ela deve estar consciente de que essa atitude não deve ser pontual, por um período determinado, mas esta deve ser uma mudança para toda a vida", afirma Ana Claudia Pinto, médica endocrinologista e diretora de Desenvolvimento de Produtos, da Sharecare, empresa líder na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada.
Segundo os terapeutas James Prochaska e Di Clemente a mudança de comportamento demanda esforço e tempo e, passa por diferentes níveis de motivação. É o que os especialistas chamaram de estágios motivacionais: Pré-contemplação - quando o indivíduo não enxerga a necessidade de mudança; Contemplação - há uma percepção dessa necessidade, mas sem mobilização por parte da pessoa; Planejamento ou preparação - o indivíduo compreende que precisa mudar e passa a avaliar as possibilidades de ação; Ação - efetivamente são feitos esforços para mudar o cenário e, finalmente, Manutenção - considerada a fase mais desafiadoras porque além de avaliar se as atitudes tomadas levaram a uma real transformação, demanda do indivíduo um esforço para não retornar ao antigo padrão. 
Para os terapeutas toda e qualquer mudança só acontece quando uma necessidade real leva à tomada de consciência. E não basta apenas querer mudar, é preciso esforço e planejamento. Normalmente, é o que mais acontece também na saúde, só depois do aparecimento de uma enfermidade é que as pessoas procuram mudar seu estilo de vida. 
É a partir dessa consciência proativa, que a Plataforma Sharecare, foi desenvolvida. O aplicativo pode colaborar nessa mudança de hábitos. Por meio de uma ferramenta interativa projetada para criar perfis individuais de saúde e facilitar a experiência na busca por informações, o usuário recebe dicas de saúde por e-mail, SMS e na própria plataforma. 
A orientação sugerida pelo aplicativo promove a mudança de comportamento, a manutenção dos resultados e esclarece dúvidas sobre saúde e bem-estar. Desta forma, os participantes podem ter apoio constante para realizar suas metas, reconhecendo e atuando sobre os fatores de risco por meio de ferramentas e alertas personalizados. Consequentemente, a melhora da saúde e a redução ou eliminação dos fatores de risco geram uma vida mais saudável e o resultado é traduzido em mais felicidade e aumento da produtividade no trabalho.
A Dra. Ana Claudia Pinto, diretora médica da Sharecare acredita que são necessários cerca de dois anos para a pessoa incorporar verdadeiramente novos hábitos. Por isso, a plataforma Sharecare foi baseada em princípios da economia comportamental, para facilitar essas mudanças de forma lúdica e interativa. 
O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS. 

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